Agilidade e geração de valor através da reorganização da estrutura de transformação digital.

Depois de alguns anos usando Salesforce, uma das maiores empresas de telecomunicação do país começou a perceber uma redução na velocidade de geração de valor da plataforma. Após algumas conversas com executivos, entendemos que mais do que recursos técnicos, a estrutura de desenvolvimento da organização não era ideal para extração de valor da plataforma.

Desafio
Reorganizar a estrutura de transformação digital, da priorização à entrega final dos recursos, trazendo maior agilidade e maximizando o valor gerado.

Abordagem (13 semanas)
Após o alinhamento com os executivos, fizemos mais de 20 entrevistas com stakeholders e parceiros de diferentes níveis envolvidos nos processos relacionados à CRM. Após um workshop de cocriação, os achados foram refinados e apresentados em um relatório com diagrams, fluxos, processos e recomendações.

Time (12 pessoas)
Account Executive, Solution Engineers, Enterprise & Business Architects, Professional Services, Business Value Services.

Entendimento
Através de entrevistas com executivos, stakeholders e parceiros, mapeamos processos, dores e motivações dos diferentes envolvidos no processo de priorização e desenvolvimento de recursos.

Síntese
Os achados foram sintetizados em 4 áreas de oportunidade, desde aspectos culturais, até a falta de visibilidade dos recursos entregues. Passando naturalmente pelo processo de desenvolvimento em si.

Cocriação
Durante um workshop virtual de um dia inteiro, diferentes times colaboraram na criação de ideias endereçando os desafios de cada área de oportunidade.

Entregas

Toda a estrutura macro de desenvolvimento foi repensando para trazer mais agilidade para a operação, desde formatos e processos que endereçando aspectos da cultura que precisavam evoluir, até a organização de algumas esteiras de desenvolvimento.

Transformação
O modelo de transformação foi ajustado para reforçar a presença executiva, estimulando mudanças culturais necessárias para aumentar a autonomia dos times e reduzir a aversão a de risco.

Experimentação
Foi criada uma esteira de experimentação, focada na geração de valor rápido a partir de recursos já disponíveis. Além da adoção de citizen development como forma de descentralizar entregas menos complexas.

Agilidade
As esteiras foram reorganizadas por perfil da entrega (velocidade x complexidade), com etapas de validação a partir de modelos existentes, garantindo maior fluidez e padronização no desenvolvimento.